Situado no coração da Bahia, o Refúgio Pau-Brasil é uma antiga fazenda de dendê com quase 2 mil hectares, localizada no baixo sul do Estado. Banhada pelo Rio Jiquiriçá por quase 14 quilômetros, é uma área de natureza rara que abriga uma infinidade de espécies de plantas e animais, constantemente ameaçados pelas pressões imobiliárias, turísticas e culturais.
É um tanto quanto comum encontrarmos no interior da Bahia práticas de caça e captura de animais, assim como a extração ilegal de madeira nativa que põe em risco o que ainda resta da Mata Atlântica brasileira.
Por isso, a área foi adquirida para ser transformada em um santuário da Mata Atlântica – um Refúgio Ecológico para proteção de plantas e animais ameaçados de extinção.
Em 2017, a Piantare foi fundada por Clécio Eloy, com o objetivo inicial de fazer com que suas propriedades – em Jacobina, na Bahia, e na região da Foz do Rio Jiquiriçá, em Jaguaripe – cumprissem seu papel social, gerando desenvolvimento sustentável.
Por meio do apoio a projetos que possuem o ideal de preservação ao meio ambiente, a Piantare se tornou, ao longo dos anos, um exemplo de responsabilidade ambiental e social. Uma destas iniciativas tem sido o Muda.
Em 2021, a Piantare cedeu mais de 90% das Fazendas Reunidas do Vale do Jequiriçá para a restauração e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Neste momento, foi criado o Refúgio Pau-Brasil, em homenagem à árvore que deu o nome ao nosso país.
No Refúgio Pau-Brasil, as atividades econômicas presentes estão cuidadosamente integradas à restauração ecossistêmica do local. Essas iniciativas garantem não sósustentabilidade financeira da ação de forma responsável, como também impulsionam positivamente as comunidades de Camassandi e Ilha d’Ajuda, criando oportunidades econômicas e sociais.
Além disso, o Muda possui um compromisso contínuo de atender aos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda ONU 2030:
8 – Trabalho decente e crescimento econômico
13 – Ação contra a mudança global do clima
14 – Vida na água
15 – Vida terrestre
A história do Muda, do Refúgio Pau Brasil e da Piantare mostra como o compromisso com a sustentabilidade pode transformar não apenas o ambiente, mas também impactar pessoas e comunidades locais.